A imprensa nos últimos dias vem colocando em cheque a forma de Messi jogar pela seleção albiceleste. Dizem que ele não joga o mesmo futebol exibido com a camisa do Barcelona. Mas como jogar bem num time extremamente bagunçado e mal treinado por Checho Batista? E, além de tudo, não possui peças da mesma qualidade das do time catalão, como Xavi e Iniesta, principalmente.
Hoje, diante da Costa Rica, foi diferente das duas primeiras rodadas. Com um time melhor escalado, La Pulga pode deslanchar o seu encantador futebol. Pra se ter uma idéia, ele errou apenas 3 dos seus 62 passes aos companheiros, sendo grande parte enfiadas de bola e assistências que os deixavam cara a cara com o arqueiro adversário. O cara (e não somente por hoje) é um gênio! Não existe jogador nenhum atualmente que consiga fazer o que ele faz. Mas futebol é coletivo, e mesmo gênios precisam de coletivos bem postados taticamente para exibir sua genialidade. Pelé sempre jogou cercado por craques (Garrincha, Rivelino, Gerson). Cruif jogou no Carrossel holandês treinado por Rinus Mitchel. Beckembauer não ficava atrás ao lado de grandes nomes (Müller, Meier, Breitner). Maradona também estava bem acompanhado (Valdano, Passarella, Caniggia).
Afinal de contas, "quando o coletivo não vai bem, a individualidade não aparece" (Adenor "Tite", no Jogo Aberto da Band, recentemente).
E ainda tem outra pergunta: Quem jogou bem com a camisa da Argentina ultimamente? Então temos 23 jopgadores de clube?
Mesmo sem torcer como antes para a Albiceleste, não consigo ser indiferente à genialidade de Lionel Messi.
Nicholas Moreno
Nenhum comentário:
Postar um comentário