terça-feira, 31 de maio de 2011

A Copa Mundo de 2014 deveria ocorrer aqui no Brasil?


O Brasil não deveria sediar o próximo Mundial de seleções de futebol por motivos simples e estruturais. Segue uma lista com tais argumentos:
1) FALTA DE INFRAESTRUTURA BÁSICA DE MORADIA E CONDIÇÕES DE SOBREVIVÊNCIA PARA GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO
Como realizar um evento de grande porte sem antes procurar organizar a própria casa? Os impostos cobrados de todos (que, infelizmente, recaem muito mais sobre os pobres) deveriam retornar à sociedade como melhorias em saúde, educação, segurança, transportes, fomento ao emprego, entre outros benefícios sociais, mas vivemos num país que pouco avançou em tais questões, e nas cidades sedes (todas capitais) a população, os preços (produtos e serviços) e a violência aumentam.
2) PROBLEMA DOS AEROPORTOS
A situação atual dos aeroportos no Brasil é caótica. Não há um preparado para receber a quantidade de turistas que uma Copa do Mundo impõe ao país anfitrião. Segundo um estudo recente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), nove dos treze aeroportos brasileiros que servirão à copa em 2014 não ficarão prontos a tempo e um será finalizado no mês em que se inicia o campeonato - "se tudo der certo".
3)  CORRUPÇÃO DESENFREADA
Se não conseguimos evitar desvios de verbas e fraudes licitatórias em pequena escala, como combater a corrupção nas grandes negociatas, no uso do poder político, nas articulações do senhor Ricardo Teixeira (membro do comitê da copa e presidente vitalício da CBF), e etc e tal, tudo isso funcionando a pleno vapor antes e durante o Mundial?
Reforma política, reforma do judiciário, medidas de fiscalização, aparelhamento para a investigação dos ilícitos com o dinheiro público, punição verdadeira aos ladrões de colarinho branco (neste país, é proibido até mesmo investigar os ricos, quiçá prendê-los), tudo isso deveria preceder uma candidatura do Brasil a um Mundial de futebol.
4)  DESRESPEITO AOS DIREITOS HUMANOS
A grande mídia (porta-voz dos interesses conservadores e elitistas) se cala, mas já estão ocorrendo desocupações ilegais (tenho acompanhado especialmente na revista Caros Amigos), nas quais gente pobre perde suas casas em benefício das grandes imobiliárias.
Se num evento minúsculo como os jogos pan-americanos do Rio de Janeiro, a população das favelas foi cerceada em seu direito de ir e vir, imaginem o que ocorrerá na Copa de 2014?
Acho que respondi a pergunta inicial.

Moisés Bonniek 

Um comentário:

  1. De fato, o país pouco se importa e pouco se importou com o seu povo e até mesmo a sua própria imagem diante dos outros países. Que vergonha um país que caminha à quinta economia mundial, ser incapaz de realizar uma simples copa do mundo. aos pobres nacionalistas que se sentem brasileiros sinto muito mas, podem dar adeus tanto a copa quanto as olimpíadas.

    ResponderExcluir