A imprensa esportiva é marcada, além da falta de qualidade, pelos exageros.
O que quero deixar estanque aqui é a banalização da palavra craque designada a jogadores de futebol. Qualquer um é craque. Basta jogar uma bolinha, fazer um golaço, dar dois dribles seguidos, já é o suficiente.
Apesar dos 27 anos (dos quais 18 acompanhando futebol), sou de um tempo em que o cara tinha que ralar um pouco mais pra ser considerado craque. E pra minha felicidade, como amante do futebol bem jogado, havia muitos craques no futebol brasileiro, bem diferente do que se tem hoje. Atualmente, existe uma gritante diferença entre o que é considerado e o que é de fato um craque.
Nessa pressão toda em cima dos pseudo-craques, podemos pensar na injeção de “ânimo” dos empresários nos jornalistas esportivos. Creio que isso realmente ocorra, afinal são os empresários que mandam no futebol brasileiro atual. Colocar dinheiro para promover suas “jóias” faz parte do investimento. Mas não creio que seja apenas isso.
A ideologia do brasileiro bom de bola é muito forte. E isso a imprensa perpetua com gosto. Se Herrera (argentino do Botafogo-RJ) faz um gol finalizando da intermediária no ângulo, é um belo gol. Mas se Willian (brasileiro do Avaí-SC) marca um tento com mesmas características, é um GOLAAAAAÇOO. Um FOGUETAAAAAÇO (rasgando a voz à la André Rening).
Sem falar nas comparações esdrúxulas. Miranda é melhor que Terry. Quem é melhor: Zico ou Zidane? Hernanes e Gerrard, quem ganha este duelo? E por aí vai.
Nesta semana estava assistindo a mais um espetáculo de Lionel Messi. Mas, Nick, foi o Real Madri que ganhou a Copa do Rei da Espanha. Tem nada a ver. Se David Villa e Xavi jogassem metade do que sabem, dificilmente o Barça não sairia vencedor. Bem, voltando a Lionel. O cara jogou demais, eu ria toda vez que ele pagava na bola. Eram no mínimo 3 marcadores velozes e furiosos em cima de La Pulga, e foram poucas as vezes que tiveram êxito em cima dele. Em um lance ele fintou 4 merengues e deixou Pedro livre para concluir à meta, mas poucos centímetros deixaram o avançado espanhol impedido. Aí eu fiquei pensando: neste numeroso contingente de craques, Messi seria o quê?
Mas craque mesmo é só brasileiro, né? Lucas é craque. Cicinho é craque. Diego Maurício é craque. Diego Souza é craque. Tyson é craque. Vamos lá amigos, completem a lista de “craques” nos comentários. Mas lembrem-se, devem ser “craques” (risos), como estes já citados.
Nicholas Moreno
é véio!o nacionalismo xenófobo e ignorante produz cada cracaço atualmente. lá vai mais alguns pseudocraques: lembram-se do felipe gabriel?só pq foi da basa do flaglobo o muleke era um futuro craque, mas dpois saiu de lá(ae ja perde muito do valor pra a midia) e sumiu; dagoberto(nao passa de um bom jogador); vítor(o frangueiro do gremio); renan(o frangueiro rival do vitor, o inter nao poderia deixar o gremio em vantagem); até morais já foi;
ResponderExcluirNa verdade eu concordo com a opiniao do bisNeto: "craque que eu conheço é creme crack"
vejam que hoje nao temos mais jogadores como Fafá (grande artilheiro, centravante matador do interior da Bahia); Gedeon (ídolo de nós azulinos, torcedores do Galícia); Dourado (medio volante do Vitória que era a cara do Shao Khan); Zé Roberto (atacante, ídolo do Bahia); Nengo Cóió (assim, com dois acentos mermo!ídolo máximo do touro do sertão.deveria ter uma estátua dele no Jóia); Zé Alcino(centrovante grosso, ops, matador do Gremio); Dinho (a estupidez em forma de jogador); Super Ezio(ídolo nas laranjeiras); dentre outros saudosos
ResponderExcluirMais "craques":
ResponderExcluirLulinha
Anderson (ManUtd)
Denílson (kkkkkkkk)
Boni, observa aí nesse vídeo dessa obra prima o narrador. Isso sim que é narrar com emoção, deiferentemente das amebas que a gente tem aqui. Eu chorei de rir com esse cara.
ResponderExcluir"Messi, Messi, Messi, Messi, Messi, Messi..."
Gostei da pesquisa boni.
ResponderExcluirSegue minha relação:
Carlos Alberto, (muitos times, creio q ainda esteja no grêmio),
Roger "chinelinho" (agora no cruzeiro),Robinho (Milan),Diego (ex-Santos),entre outros.
Como vc bem disse Boni, não precisa de muito para ser chamado de craque atualmente. É preciso jogar em alto nível e em jogos de alto nível (ser craque jogando só no campeonato paulista e brasileirão, não dá) durante algumas temporadas para merecer esse adjetivo.
Infelizmente, nosso jornalismo esportivo é um lixo!!!!
só pra destacar (Nick já o citou) o maior de todos! O campeao dos pseudo-craques! O inigualável na enganaçao! O jogador mais enganador da história do futebol mundial (quando se compara com o valor de sua primeira transferencia)! Ele: DENIIIIIIIIILSOOOOOOOOOOOOON!
ResponderExcluir