Acho que a melhor definição para a última terça-feira vivida na UEFS só poderia ser esta: Terça Insana! Como diria Jack, o estripador, vamos por partes.
Era dia de manifestação contra o (mais um) aumento abusivo da passagem de transporte coletivo urbano em Feira de Santana. A manifestação foi boa. O número de pessoas foi surpreendente, cerca de 500 estudantes. Fechamos a BR-116 norte, sentido Feira-Serrinha. Foram duas horas de trânsito parado. Em alguns momentos o clima esquentou e alguns manifestantes queriam virar um ônibus que ficou “à nossa disposição”. Mas aquilo estava mais para “armadilha de satanás”, pois era o que a polícia precisava para cobrir a galera de pancada e dispersar o movimento. Não valia a pena fazer isso naquele momento. Após o ato na BR, fomos para a reitoria nos reunir para avaliar o movimento e tomar nossos rumos. Findada a reunião, a noite começa na UEFS juntamente com o último debate entre os candidatos a reitor. O que se viu foi um nocaute de Zé Carlos em Chico, no melhor estilo Anderson Silva, brutal. Enquanto o “couro comia” pra cima de Chico, o “fogo comia” em outro canto do campus. Um ônibus foi incendiado por duas pessoas encapuzadas, segundo relatos do motorista e do cobrador. Sobrou nada do veículo, apenas a carcaça e a nova linha: UEFS-Queimadinha.
Muitas pessoas foram ver o fogueirão (lindo, diga-se de passagem), que foi apagado pelo corpo de bombeiros. Enquanto o debate seguia, aconteceu mais um evento chocante: a polícia militar invadiu o campus universitário, sem a menor cerimônia. De imediato, estudantes que estavam no debate interromperam a surra levada por Chico, que ainda teve que ouvir “os amigos de Chico estão entrando na UEFS”. Interromperam para exigir uma postura diante do que estava acontecendo. Não deu outra, debate terminado, todos foram ver e impedir a invasão. Os estudantes bloquearam as 8 viaturas invasoras e fizeram a polícia recuar. O atual reitor, professor Washington, pediu aos estudantes que se afastassem um pouco para as viaturas fizessem o retorno para sair. Mas foi rebatido com a frase: que volte de ré, aqui é espaço nosso! Adorei isso.
Rodovia fechada, debate massacrante, fogo em ônibus e polícia expulsa por estudantes. Esta foi a “terça insana” da UEFS, uma terça para entrar na história, a terça do dia 29 de março de 2011. Uma terça que me encheu de felicidade. Ah, se todas as terças fossem assim...
Nicholas Moreno
Nenhum comentário:
Postar um comentário